quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O circuito eletrônico

O circuito receptor tem por base um LDR (Foto-Resistor) que aciona um transistor Darlington de potência o qual tem como carga um motor de corrente contínua.
O LDR (Light Dependent Resistor) é um componente cuja resistência elétrica depende da quantidade de luz que incide na sua parte sensível feita de Sulfeto de Cádmio. Este tipo de sensor é usado em automatismos como alarmes, nos postes de iluminação pública para acender as luzes ao anoitecer e em muitas outras aplicações.
Quando o LDR é iluminado uma corrente flui por este componente polarizando a base do transistor.O transistor satura (conduz) e com isso deixa passar a corrente que alimenta o motor. A velocidade máxima do motor não depende da intensidade da luz, quando ela ultrapassa certo valor, conforme mostra o gráfico.
Variação da velocidade do motor com a intensidade de iluminação.

Com a luz fraca a corrente aumenta até o ponto em que, por mais forte que a luz se torne a corrente se estabiliza. Por este motivo não adianta ter uma lanterna excessivamente forte ou aproximá-la excessivamente do LDR.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário